quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Prefeito Dannilo Godoy Assina Ordem De Serviço Para Reforma Do Posto De Saúde Da Lagoa De São José

Na tarde desta quarta-feira(25), após a realização da Audiência Pública sobre o PPA e a LDO, o público presente se dirigiu ao Posto de Saúde de Lagoa de São José.

Lá, o Prefeito Dannilo Godoy, assinou a Ordem de Serviço para reforma do Posto de Saúde de Lagoa de São José. Estiveram presente a equipe do Governo Cuidando da Nossa Gente, Vereadores, lideranças locais e, principalmente, moradores do Distrito.

"Essa é a primeira de 11 ordens de serviços de reformas e construções de Postos de Saúde que estamos assinando. Essa é uma reivindicação do povo da Lagoa e nós, graças a Deus, estamos conseguindo atender. Em breve a população contará com uma estrutura novinha para ser atendida". Declara Dannilo.

Nesta quinta-feira(26), a tarde, será a vez da assinatura da Ordem de Serviço da reforma do Posto de Saúde de Logradouro dos Leões.


Fonte: 





 Este meio de Comunicação parabeniza o Prefeito Danilo Godoy e Sua Equipe, por mais um dever cumprido.  
Lembrando: CADA CRÍTICA UMA OBRA  " Assim é que se faz.    




terça-feira, 24 de setembro de 2013

Esclarecimento do Diretor da Guarda Municipal de Bom Conselho, sobre Passeata de Protesto. que acontecera nesta quarta feira.

Receber por e-mail do diretor da Guarda Municipal de Bom Conselho (Sr. Felipe Ferraz Tenório), o seguinte comunicado, sobre a manifestação de protesto que se realizará em Bom Conselho  nesta quarta feira:

PEÇO O ESPAÇO PARA ESCLARECER ALGUNS ASSUNTOS REFERENTES A GUARDA MUNICIPAL DE BOM CONSELHO SOBRE A MANIFESTAÇÃO QUE IRA ACONTECER NESTA QUARTA-FEIRA, GOSTARIA DE ESCLARECER QUE A GUARDA MUNICIPAL VAI ESTA SIM NO PROTESTO, MAS PARA DAR SEGURANÇA A TODOS QUE PARTICIPAREM DESTE EVENTO, VAMOS DISPONIBILIZAR VIATURA E MOTOS PARA DAR APOIO E SE PRECISO INTERDITAR RUAS .PARA QUE O EVENTO PASSE SEM CAUSA DANOS A NINGUÉM, MAS QUEM NÃO ESTIVER ESCALADO PARA TRABALHAR NO EVENTO, SI SINTA A VONTADE PARA FAZER O QUE QUISER, AFINAL VIVEMOS EM UMA DEMOCRACIA, ESTAREMOS A TOTAL DISPOSIÇÃO DE QUALQUER PESSOA QUE VENHA PRECISAR DA GUARDA MUNICIPAL , AGRADEÇO O ESPAÇO: 

FELIPE FERRAZ TENÓRIO, 
DIRETOR DA GMBC

sábado, 21 de setembro de 2013

Diretor do Hospital de Bom Conselho, faz aquisição de Roupas para os usuários Internos




O Diretor do Hospital de Bom Conselho, Gilmar Aleixo, demonstra mais uma vez, a sua preocupação com o bem estar dos Usuários do Hospital. 

Fez recentemente uma aquisição de mais de 300 lenções e roupas para os pacientes internos.



O Diretor Aleixo, como é conhecido, apresenta a este meio de comunicação com orgulho e satisfação  em mais um dever comprido. 

Aleixo, estar há nove meses, administrando o Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, e percebemos que sua administração estar bastante satisfatória. 








domingo, 8 de setembro de 2013

Vida com Criança : Cotovelo da babá (pronação dolorosa)



Lesão bastante comum na criança entre 18 meses e 04 anos de idade. 
O cotovelo da criança nesta idade não está ainda bem formado, é uma especie de dobradiça entre o encontro dos ossos do braço e antebraço ( úmero e ulna ).
No antebraço existe outro osso (rádio), localizado no lado do polegar, e no cotovelo ele interage com a ulna para realizar a rotação do antebraço (chamada de movimento de prono-supinação) .
A cabeça do rádio é presa na ulna por uma ligamento que a envolve como um anel (ligamento anular)

Anatomia do cotovelo

Se ocorre uma tração no rádio para longe do cotovelo ocorre lesão do ligamento anular (que é fino nesta faixa etária) e deslocamento da cabeça do rádio do encaixe no osso vizinho.

SINTOMAS

A criança começa a chorar e mantém o braço parado ao lado do corpo com a palma da mão virada para trás. Se recusa a levantar o braço acima da cintura que causa desconforto e não usa a mão deste lado (se você tenta lhe oferecer algo, por instinto ela apanhará com a outra mão). Tem dor quando tentamos “rodar”o antebraço. Ela até para de chorar mas mantém o braço imóvel ao longo do corpo para grande apreensão dos pais.

CAUSAS

A causa da lesão pode ser óbvia, como quando os próprios pais puxaram a criança pelo braço, mas em algumas circunstâncias pode ser obscura; a criança não sabe contar aos pais o que ocorreu e a babá afirma que a criança caiu…
Muitas vezes é uma combinação do movimento da criança e de um adulto.
A criança se joga no chão e um adulto tenta levantá-la pela mão (levante-a segurando por baixo dos braços).
Evite brincadeiras de balançar a criança segurando-a pelas mãos



A criança está segura pelo braço quando sofre uma queda súbita.
segurar a criança pela mão para ela não sair correndo
puxar a criança quando estamos andando de mãos dadas e estamos com pressa (lembrar que o passo da criança é menor)


O QUE FAZER?

Leve a criança para o hospital o mais rápido possível. Um médico Ortopedista irá determinar se não há fratura ou algo mais grave.
Em geral, não há dor á palpação do cotovelo e nem inchaço.


TRATAMENTO


Após acalmar a criança e os pais e estabelecer uma relação de confiança, o médico realiza uma manobra, chamada de  redução , que é  bastante simples, sendo realizada no consultório, sem necessidade de qualquer anestesia.
É realizada rodando o antebraço para colocar a mão virada para cima e depois fletindo o cotovelo enquanto segura o braço – pode sentir um click (isto pode causar um breve desconforto , mas  em geral a criança recupera  rapidamente a movimentação do braço).

Habitualmente não há necessidade de nenhum tipo de imobilização ou fisioterapia após a redução, porém algumas crianças permanecem com desconforto, mesmo após a redução, talvés pelo cotovelo ter sofrido o deslocamento e machucado o ligamento.
Nestes casos imobilizamos com tala gessada, prescrevemos medicação para dor e reavaliamos em 03 dias.
Algumas crianças têm maior predisposição á esta lesão e os episódios podem ser recorrentes. Isto não é motivo para preocupação, pois as lesões devem cessar com o crescimento da criança, não deixando nenhuma sequela.

Prevenção:


Evite puxar a criança pelas mãos conforme explicado anteriormente, especialmente se esta já tem história de pronação dolorosa. Neste caso oriente também a babá, os parentes e as outras pessoas que terão contato com a criança.



sábado, 7 de setembro de 2013

Programação Dia da Independencia em Bom Conselho

07 de Setembro ( Sábado ) 
 Desfile Cívico- SEDE

08:00h – Hasteamento dos Pavilhões na Praça da Bandeira
·      

  Convidados:

Prefeito e Vice-Prefeita, Secretários e Funcionários Municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU, Guarda Municipal de Bom Conselho, Loja Maçônica Segredo e Caridade.

·        
Oradores:
Ilmº Sr. Dannilo Cavalcante Vieira ( Prefeito )
Ilmª Srª Claudete Matos Dias de Melo ( Sec. De Educação )
Ilmº Srº Dr José Tenório ( Rep. Da Loja Maçônica )


  • ·        08:40h – Loja Maçônica Segredo e Caridade
Banda Fanfarra da Escola Monsenhor Alfredo Pinto Dâmaso
·      

  •   09:20h – Guarda Municipal de Bom Conselho
Banda Marcial da Escola José Vieira Filho
·        

  • 10:00h Escola São Geraldo
·        

  • 10:40h – Escola Coronel José Abílio

·        

  • 11:30h – Escola de referência Frei Caetano de Messina

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Bom Conselho vai receber médicos cubanos do Programa “Mais Médicos” do Governo Federal

Que sejam Bem Vindo

O município de Bom Conselho vai receber médicos do Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. Nesta primeira etapa, Bom Conselho foi contemplado com dois médicos.

No Estado de Pernambuco, além de Bom Conselho, 21 municípios receberão médicos do Programa , vindos a partir do acordo entre o Governo Federal e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Ao todo, serão 34 profissionais que estarão atuando nos 22 municípios contemplados.



Ao todo são 400 médicos que serão distribuídos por 219 localidades no Brasil. A maioria destes profissionais vai trabalhar nas regiões Norte e Nordeste, o que representa cerca de 91%.

Confira abaixo a lista dos municípios pernambucanos que receberão os médicos em primeira etapa.

  • Afogados da Igazeira  > 2 Médicos
  • Bom Conselho > 2 Médicos
  • Brejo da Madre de Deus > 2 Médicos
  • Cabrobó > 2 Médicos
  • Condado > 2 Médicos
  • Custodia > 2 Médicos
  • Floresta > 2 Médicos
  • Frei Miguelino > 1 Médico
  • Ibimirim > 1 Médico
  • Ingazeira > 1 Médico
  • Machados > 2 Médicos
  • Maraial > 1 Médico
  • Mirandiba > 1 Médico
  • Passira > 3 Médicos
  • Quixabá > 1 Médico
  • Salgadinho > 1 Médico
  • Saloá > 1 Médico
  • Santa Maria do Cambucá > 1 Médico
  • Santa Terezinha > 1 Médico
  • São Joaquim do Monte > 1 Médico
  • Tupanatinga > 2 Médicos
  • Xexéu > 2 Médicos

Fontes: Blog do Tiago Padilha
e Site: Ministério da Saúde






Entenda sobre a Síndrome do Bebê Sacudido




·         Conceito:
   Síndrome do Bebê Sacudido é o termo que descreve uma série de sinais e sintomas que ocorrem em conseqüência da sacudida manual vigorosa do bebê, sustentando-o por suas extremidades ou pelos ombros, o que causa forças de aceleração do cérebro dentro do crânio, com conseqüentes lesões. O grau de dano cerebral depende da quantidade, duração do sacudir e das forças que resultarem em impacto na cabeça.
   Também é usado o termo Lesão Cerebral por Abuso, por causa da controvérsia que envolve a questão da possibilidade ou não de todos os bebês, com sérios danos cerebrais, a partir da "sacudida", terem também experimentado trauma de impacto.
·        Sinais e sintomas:
   Variam em um espectro de alterações neurológicas secundárias (irritabilidade, letargia, tremores, vômitos) a primárias (convulsões, coma, estupor, morte). Estas crianças devem receber assistência médica imediata, pois estes traumas com freqüência causam hemorragia e lesão cerebral, ainda que não haja sinais externos de abuso (queimaduras, hematomas, escoriações. fraturas de crânio, fraturas múltiplas).


·       Fatores de risco:
  
Além de todo um perfil de maior predisposição já conhecidos na violência à criança (situação de estresse, alcoolismo ou drogadição, pais com baixa idade, crianças debilitadas ou portadoras de deficiência), o choro costuma ser o gatilho mais comum para a ocorrência da Síndrome do Bebê Sacudido.
   A criança pequena chora em média de duas a três horas por dia, e 20 a 30% das crianças excedem substancialmente este tempo. Crianças choram freqüentemente em uma base aparentemente irracional, e podem não responder à tentativa inicial de um pai para os confortar. Chorar fica particularmente problemático entre a sexta semana de nascimento ao quarto mês de vida, o que coincide com a incidência maior da Síndrome do Bebê Sacudido.
   Pais e outros provedores de cuidado precisam saber que permitir a um bebe chorar é certo, desde que todas as sua necessidades tenham sido satisfeitas.

·         Predisposição:


Embora a identificação dos casos de Síndrome do Bebe Sacudido, na maioria das vezes, passe desapercebido em quase todos os serviços de atendimento a crianças, podemos observar que:
  
   - o pai biológico é o agressor mais comum;
   - os namorados das mães estão em segundo lugar;
   - babás em um terceiro plano;
   - depois as mães e os padrastos.
  
  
·         Profilaxia:
   São importantes as orientações prestadas por profissionais da saúde (pediatras, neonatologistas) aos cuidadores (pais, babás, tios, avós, etc.) quanto aos riscos de se sacudir uma criança. Nunca, nem por brinquedo, por castigo ou por qualquer motivo, um bebê deve ser sacudido.
  
   Aos médicos pediatras cabe lembrar-se dessa síndrome, para quando em atendimentos nas emergências poder reconhecer os seus sinais clínicos, e nos atendimentos de puericultura nos consultórios poder oferecer aos cuidadores (principalmente os de risco), orientações direcionadas aos cuidados com esta síndrome.
  

   (Fonte: Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul)



Vejam Este Vídeo, Importante: Observe que as Crianças não Mente.

 Este caso, é uma grande realidade. Vejam que ponto chegamos: