sexta-feira, 29 de junho de 2012

Por que algumas pessoas tem intolerância a lactose?

No nosso intestino delgado temos milhares de células que liberam uma enzima chamada “lactase”, responsável principalmente pela digestão da lactose presentes nos derivados de leite, como queijos, requeijão, iogurte, leite, etc. Quando é mal absorvida, ela é fermentada pela flora intestinal, o que resulta na produção de gases e ácidos orgânicos que provocam a tão temida diarreia osmótica, com grande perda dos líquidos orgânicos.
Algumas pessoas, infelizmente nascem sem a capacidade de produzir lactase e por causa disso, não podem digerir a lactose e consequentemente sofrem desarranjos intestinais na presença de qualquer derivado de leite. Bebês que nascem com essa incapacidade se quer podem ser amamentados.
De qualquer forma, mesmo não nascendo com essa deficiência, a intolerância a lactose pode aparecer em qualquer época da vida, seja de forma crônica ou temporária, principalmente diante de uma intoxicação alimentar que danificou a mucosa intestinal.
Pessoas com intolerância a lactose passam por maus bocados ao ingerir derivados de leite, com um grande aumento de ruídos abdominais, a barriga inchada e que eliminação excessiva de gases. Quando a dose de leite ou derivados é maior surge diarreia líquida, acompanhada de cólicas. A produção de ácidos orgânicos é tão grande (pH em torno de 6,0) que provoca ardência anal e assadura.
 
Pessoas com intolerância a lactose não podem ingerir nenhum derivado de leite!

domingo, 24 de junho de 2012

Por que o exame de próstata tem que ser por toque retal?



Realmente o toque retal não tem nada de animador. Bem, a próstata é uma glândula masculina localizada entre a bexiga e o reto. Ela envolve a porção inicial da uretra e participa do processo de produção do sêmen, aquele líquido que carrega os espermatozóides produzidos no testículo. É responsável pela secreção de fluidos e enzimas de um terço do líquido seminal eliminado durante a ejaculação.
Normalmente a próstata possui o tamanho aproximado de uma noz e é composta por diversos tipos diferentes de células. Como essa glândula está localizada em frente ao reto, o médico pode facilmente avaliar os contornos da glândula pelo toque retal. Em uma condição normal, a próstata é lisa e firme, mas nunca endurecida. Caso seja percebido algum aumento no tamanho ou a presença de endurecimento ou nódulos é sinal de que algo pode estar errado. É por isso que o urologista sempre vai pedir este exame como forma de prevenção e caso alguma alteração seja percebida, dois outros exames ainda podem ser feitos antes de ser dado o diagnóstico de um possível câncer.

Além do toque retal, a ultra-sonografia transretal e o PSA (Antígeno Prostático-Específico) também podem ajudar no diagnóstico. Na ultra, o transdutor é introduzido no reto do paciente através do ânus, e assim, a próstata é visualizada para se detectar alterações de tamanho ou forma. O PSA é um exame de sangue que mede níveis de uma substância relacionada a alterações presentes na próstata. Na maioria das vezes, quando muito aumentado, significa que houve uma alteração maligna das células dessa glândula. No entanto, nem sempre altos níveis de PSA indicam problemas com a próstata. Recentemente, vem sendo desenvolvido um novo teste de urina que pode ajudar no diagnóstico do câncer de próstata, que você ler AQUI
Não se sabe qual o mecanismo que leva as células glandulares da próstata a sofrerem uma malignização. No entanto, o homem com histórico familiar e os negros têm duas vezes mais chances de desenvolver a doença.


Para colheita do PSA faz-se necessário:

(1) jejum de 3 horas; (2) ausência de ejaculação nas 48 horas previas ao exame; (3) ausência de uso de supositório ou sondagem vesical ou toque retal três dias antes do exame; (4) ausência da realização de ultrasonografia trans-retal 7 dias prévios ao exame; (5) ausência de biopsia prostática no período de 30 dias prévios ao exame; (6) ausência de colonoscopia em período de 15 dias prévios ao exame; (7) não realização de exercício de bicicleta (ergométrica ou não), nem equitação, nos dias que antecedem ao exame. A presença de alguma destas condições pode elevar o PSA, levando a confusão na interpretação dos resultados.

Pode ser que depois do toque retal, o médico solicite exames de sangue, ultra-sonografia transretal e até, se necessário, uma biópsia da próstata para dar um melhor diagnóstico. É importante saber que na maioria, das vezes, o aumento prostático é devido a doenças benignas e não ao câncer. Mas, se houver câncer de próstata, é fundamental que o diagnóstico seja feito no início da doença, quando a cura é possível.

O nível considerado como normal ao PSA é 4,0ng/ml, sendo necessário na presença de valores níveis acima deste valor uma investigação adequada.

A associação do toque retal e o PSA constituem as principais armas para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, visto que em 20% dos casos de câncer de próstata o PSA pode ser normal. Desta forma os exames são complementares a realização de ambos adequada.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Em Brejão - PE Dia: 16 de Junho deste. " Campanha de Vacinação Contra a Paralisia Infantil "

Começa em todo o País, amanhã (16/06), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, ou Paralisia Infantil, como é mais conhecida.    

A Prefeitura de Brejão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convoca todos os pais a levarem seus filhos para receber a primeira dose de imunização da doença.

A Poliomielite

Mais conhecida popularmente como “Paralisia Infantil”, a Poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia, de início súbito. Ela atinge, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada. Esta doença encontra-se erradicada no Brasil, há mais de duas décadas, e é fundamental a manutenção da vacina para evitar a reintrodução da doença no país.

A Secretária de Saúde de Brejão disponibiliza neste grande dia, os Postos de Saúde ( PSF ) e na Farmácia Municipal Alice Figueira ( Em Frente da Unidade Municipal de Saúde )

 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Por que as grávidas tem uma linha escura na barriga?

A maioria das gestantes apresentam uma mancha linear escura na barriga, geralmente a partir do segundo trimestre da gravidez, em algumas mulheres pode ter até 1 cm de largura aparecendo na parte inferior do abdome e podendo passar até pelo umbigo. Ela é chamada de “linea nigra” e da mesma forma que aparece sem muita explicação, ela desaparece algumas semanas após o parto.
A linea nigra é causada pela pigmentação da pele na área em que seu músculo abdominal se distende para acomodar o bebê, ficando ligeiramente separado. As gestantes possuem uma grande sensibilidade a um hormônio relacionado à pigmentação e isso contribui não só para o aparecimento dessa linha, como também para manchas no rosto, o cloasma.
Algumas pesquisas garantem que o aparecimento das manchas e escurecimento da pele é devido à deficiência de ácido fólico no organismo. Assim, é importante ingerir o ácido fólico presente principalmente em alimentos como grãos integrais e verduras escuras, não deixando também de tomar o suplemento vitamínico indicado pelo ginecologista durante o pré-natal.
A “linea nigra” surge a partir do segundo trimestre da gravidez e desaparece algumas semanas após o parto!
                                                                                                                         


                                                                                                                             Fonte: Diário de Biologia


sábado, 9 de junho de 2012

Polícia divulga retratos-falados de suspeitos de estuprar socorrista do Samu



Polícia Civil de Pernambuco divulga nesta segunda-feira (28), os retratos-falados de dois suspeitos de estuprarem uma socorrista do SAMU do Cabo de Santo Agostinho, no último dia 04. Imagem: Polícia Civil/Divulgação
Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil de Pernambuco divulgou nesta segunda-feira os retratos-falados de dois suspeitos de estupro. A vítima foi uma socorrista do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) do Cabo de Santo Agostinho.

Quem tiver qualquer informação sobre os suspeitos deve ligar para Delegacia do Cabo para o número 3184-3464. O delegado Antônio Resende acredita que com a divulgação dos retratos-falados outras vítimas podem denunciar novos abusos praticados pelos suspeitos.

O crime aconteceu no dia quatro deste mês quando dois técnicos de enfermagem foram abordados por assaltantes na saída do plantão em frente à unidade de saúde, localizada na BR-101 Sul, Km 34, no centro do município. As vítimas foram sequestradas, agredidas fisicamente e uma socorrista chegou a ser estuprada.

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR