sábado, 10 de dezembro de 2011

PRISÃO DE VENTRE

Incorpore hábitos saudáveis ao seu dia a dia e faça seu intestino funcionar como um relógio

Dificuldade para evacuar, barriga estufada, incômodo. Quem sofre de prisão de ventre – também conhecida como obstipação - sabe o quanto esses sintomas são desagradáveis. Entre as principais causas e
stão os maus hábitos alimentares e a vida sedentária, e a melhor saída para resolver o problema é adotar uma rotina mais saudável.
 

As maiores vítimas

O sexo feminino é três vezes mais suscetível à prisão de ventre do que o masculino. “A mulher é a maior vítima por fatores culturais: é acostumada a inibir a vontade de ir ao banheiro, pois, desde menina, aprende a não evacuar em banheiro público ou na casa de outras pessoas”, explica a gastroenterologista Ana Cristina Amaral Feldner, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mas a questão hormonal também influi, e muito. “O intestino tem um receptor para a progesterona, o hormônio feminino, que reduz a sua função de contração”, diz a médica.

Além das mulheres, a obstipação também atinge os idosos, já que o sedentarismo, o uso de medicamentos e o enfraquecimento da musculatura do abdômen prejudicam o

funcionamento do intestino. Até mesmo as crianças podem ser vítimas da prisão de ventre, principalmente na fase em que passam a consumir alimentos sólidos e quando estão em “treinamento” para retirar a fralda e passar a usar o vaso sanitário. Porém, a dificuldade em evacuar em nada se relaciona com fatores hereditários. “No entanto, os maus hábitos, adquiridos na infância, podem se refletir por toda a vida”, alerta Ana.

Procure ajuda

A prisão de ventre prejudica a qualidade de vida, pois causa incômodo e mal-estar, mas não é uma doença grave. “Porém, quem sofre com o problema pode desenvolver hemorroidas e sangramentos”. Por isso, é importante consultar um gastroenterologista para avaliar o tratamento adequado.

Incorpore hábitos saudáveis

- Mexa-se! A prática de exercícios libera a adrenalina, neurotransmissor que estimula o intestino. “O ideal é praticar atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta e natação, por 40 minutos, ao menos quatro vezes por semana”, orienta a médica.

- Consuma 20g de fibras insolúveis diariamente. Elas agem como laxante natural e são encontradas nas verduras com talo, folhas verdes e cereais integrais, por exemplo, aveia, centeio, trigo, farelo e gérmen de trigo. Entre as frutas, merecem destaque: ameixa, abacaxi, figo, abacate, mamão, tamarindo, manga e laranja (com bagaço).

- Beba cerca de dois litros de líquido por dia, seja água, suco, chá ou água de coco. O líquido hidrata a fibra, que aumenta de volume e distende o intestino, estimulando sua contração.

- Acostume-se a ir ao banheiro sempre na mesma hora, de preferência, em um momento tranquilo – a pressa é inimiga nessas horas, pois impede que você relaxe.

- Quando sentir vontade de ir ao banheiro, vá. Se não atender aos reflexos do seu organismo, o quadro pode se agravar.

- Relaxe! O movimento intestinal está relacionado ao sistema nervoso e a fatores emocionais, como estresse e depressão, os quais podem causar a prisão de ventre. Procure manter a calma e pratique atividades relaxantes e divertidas.

*  Pesquisa realizada a pedido do leitor por Via Email. ( Tire também as suas dúvidas ).
 

Nenhum comentário: